Oprofetacontinuadizimista

“ Conhecereis a VERDADE e a VERDADE vos libertará ! ” JESUS CRISTO " Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida, Ninguem vem ao Pai senão por mim " Bíblia Sagrada, Novo Testamento, Evangelho de João 14:6 ------------------------------------------------------------- " HAY QUE ENDURECER-SE, PERO SIN PERDER LA TERNURA JAMÁS" Ernesto CHE Gevara

A minha foto
Nome:
Localização: União Freguesias Agualva-Mira Sintra, Sintra, Lisboa, , Portugal

sexta-feira, outubro 31, 2008

Dawkins, o super ateu

Partilho este video de Richard Dawkins, numa TV Norte Americana, está legendado dai que eu o perceba melhor e o post e para quem , como eu, não tem um inglê~s tão profundo para ver somente o site original.







É importante debater com estes eminentes epigonos do ateismo.
Mas, comfesso, que foi a leitura do livro, " Dilusão DEUS ", no Brazil publicado sobre o título. "Deus, um delírio", deste autor( e tb a leitura do livro do Sam Harris, no mesmo tom )que fortaleceram a minha fé em DEUS, tt como a leitura do Gondim e do Yancey a minha descrença nas instituições religiosas humanas.
Tipo assim, se o ateismo é isto, APESAR DE TUDO, prefiro ainda ser fundamentalista " born again Christian "
Já agora, gostava de perguntar aos Cristãos quevirem este video se e porque concordam, ou discordam, do R Dawkins? Como podemos contrapor BIBLICA E RACIONALMENTE A dawkins ?

2 Comments:

Blogger _SunFlower_ said...

=)

vou ser longa. Sorry...


Bem, eu não conhecia nada o dito senhor, mas há coisas que são absolutamente flagrantes. Antes de falar delas quero dizer que, obviamente, a forma como filtramos a informação que nos chega, difere de pessoa para pessoa, e de uma certa pré-disposição. Neste momento quero assumir uma pré-disposição cristã.

No primeiro vídeo acho interessante a forma como ele fala do cristão cheio de pré-conceitos. I.e, conceitos que cria à priori com base apenas no que conhece, sem considerar que existem outras realidades. Um exemplo prático: ao longo da vida tive vários amigos ateus e nunca nenhum deles se sentiu (notem, não estou a falar de como eu acho que os trato, mas de como eles se sentem no trato comigo) desrespeitado, humilhado, agredido. Não gosto de meter as pessoas todas no mesmo saco, e não gosto que o façam comigo.

No segundo vídeo basicamente o autor assume que somos aquilo em que somos criados. Efectivamente, a cultura em que crescemos tem uma influência enorme naquilo que somos e cremos. Mas como sabemos (vou ser preconceituosa hahaha - se calhar sabemos porque não somos americanos), a nossa cultura não define obrigatoriamente as nossas crenças. Caso contrário eu seria católica e não existiriam marroquinos cristãos.

O terceiro vídeo no entanto é, para mim, o mais flagrante. Ele descontextualiza conforme lhe apetece as passagens bíblicas, tanto em termos do texto em que estão inseridas como em termos da época em que foram faladas.
Não é preciso ser cristão ou sequer grande estudioso para perceber isso, nem para saber o que acontecia na altura em que muitas daquelas passagens foram escritas. Num mundo onde, uma vez nascido escravo, se era escravo toda a vida, Deus vem e diz: ao fim de sete anos os escravos devem ser libertos. Numa situação em que o pecado merece a morte Deus vem e diz: ao homem (que não sei porquê não é mencionado no vídeo) que terá que esforçar-se e ficará cansado para conseguir as coisas que antes fazia com menos esforço, e à mulher basicamente a mesma coisa (não querem comparar o esforço físico de ter um bebé a sair pelo meio das pernas com cultivar a terra...claro que dói! Duh!!). Numa época em que os povos se dizimavam por tudo e por nada (autênticos genocídios) Deus ensina a cuidar dos estrangeiros de uma forma espantosa (que nem hoje em dia, na nossa sociedade dita civilizada nós fazemos) e oferece a um povo específico paz e protecção.

Sinceramente, o Obama é muito mais inteligente nas argumentações que faz.
Olhando para os argumentos infundados deste autor, e conhecendo minimamente a história bíblica, venha de lá esse Deus mauzão (que é o mesmo no antigo e no novo testamento), que é muito melhor que qualquer outro ;)

quarta-feira, 05 novembro, 2008  
Blogger Adilson Marques said...

Caro David Cameira,
Antes de mais orbigado pelos vídeos. Fiquei chocado a ver ee ouvir certas afirmações, embora, se fosse ateu, teriam toda a lógica.
No último vídeo, se o autor considera tudo o que disse verdade e sabe, pelo mesmo texto de onde tirou aquelas frases, que as histórias lá escritas aconteceram, então mesmo o referido Deus seja mau eu teria muito medo dele.
Um amplexo

quarta-feira, 19 novembro, 2008  

Enviar um comentário

<< Home